segunda-feira, 5 de março de 2012

Tarsila do Amaral – Percurso Afetivo

Antropofagia (Tarsila do Amaral, 1929)

A mostra é inspirada no diário de viagens de Tarsila do Amaral (1886-1973) com o marido, Oswald de Andrade, e reúne objetos pessoais e 82 obras, entre pinturas, desenhos e gravuras.
Primeira exposição individual nos últimos 40 anos no Rio de Janeiro de uma das mais importantes e emblemáticas artistas brasileiras. A última individual dedicada a Tarsila na cidade aconteceu em 1969. Tarsila do Amaral tem seu nome registrado na história da arte brasileira como uma vanguardista com presença marcante no Modernismo Brasileiro. No conjunto em exposição — que não foi submetido à divisão usual da obra da artista, entre os períodos “Pau-Brasil”, “Antropofágico” e “Social” —, há destaques como “Antropofagia”, que o curador acredita ter mais impacto histórico do que o “Abaporu”, que não faz parte da mostra, “Figura só”, “O lago” e “Cartão-postal”.

Curadoria: Antonio Carlos Abdalla e Tarsilinha do Amaral

De 14 de fevereiro a 29 de abril de 2012

Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB
Rua Primeiro de Março, 66
Rio de Janeiro - RJ

3 comentários:

  1. Antropofagia - Nesta tela temos a junção do "Abaporu" com "A Negra". Este aparece invertido em relação ao quadro original. Trata-se de uma das telas mais significativas de Tarsila.

    ResponderExcluir
  2. Ausência sentida, o quadro “Abaporu”, símbolo da antropofagia modernista, não está em exibição. Ele permanece no Malba (Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires). “Não era absolutamente inviável insistir na vinda do quadro. Porém, ele esteve recentemente por três vezes no Brasil e isso dificultaria um pouco as coisas”, conta Antonio Carlos Abdalla, curador da mostra em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-RJ).

    ResponderExcluir
  3. Principais obras de Tarsila do Amaral:

    - Pátio com Coração de Jesus (1921)
    - Chapéu Azul (1922)
    - A Negra (1923)
    - Caipirinha (1923)
    - Estudo (Nú) (1923)
    - Manteau Rouge (1923)
    - Natureza-morta com relógios (1923)
    - O Modelo (1923)
    - Retrato de Oswald de Andrade (1923)
    - Rio de Janeiro (1923)
    - A Cuca (1924)
    - A Feira I (1924)
    - Autorretrato (1924)
    - Carnaval em Madureira (1924)
    - Morro da Favela (1924)
    - São Paulo (1924)
    - A Família (1925)
    - O Pescador (1925)
    - Paisagem com Touro (1925)
    - Palmeiras (1925)
    - Romance (1925)
    - Vendedor de Frutas (1925)
    - Coração de Jesus (1926)
    - Religião Brasileira (1927)
    - Abaporu (1928)
    - A Lua (1928)
    - O Lago (1928)
    - Cartão Postal (1928)
    - Urutu (1928)
    - Antropofagia (1929)
    - Operários (1933)

    ResponderExcluir