domingo, 11 de março de 2012

Diálogos – Fayga Ostrower e Alex Gama

Mostra do Centro Cultural Correios apresenta obras de Fayga Ostrower e Alex Gama marcadas pelo lirismo
 
Gravura de Alex Gama, em exposição
 
Trabalho de Fayga Ostrower exibida na mostra
 
A exposição Diálogos, no Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro, reúne, gravuras, desenhos e padronagens em tecidos de Fayga Ostrower e matrizes e gravuras de Alex Gama. Uma dupla apaixonada pela arte de gravar; dois conjuntos de obras ímpares, formando um todo que, assimetricamente, harmoniza - em diferentes superfícies - pontos, traços, linhas, cores, sombras, luz, ranhuras...
A mostra concatena o que há se similar em ambos: a personalidade e o lirismo. São 43 produções de Fayga, entre desenhos, gravuras e padronagens em tecido, que ela criou ao longo de 15 anos. Alex Gama, por sua vez, apresenta 30 gravuras, numa seleção de desenhos, xilogravuras e tecido, além da obra inédita "Salgueiro".
Tendo a gravura como principal meio de expressão, Fayga Ostrower (1920-2001) notabilizou-se, no Brasil e no exterior, por suas habilidades artísticas nos vários campos do conhecimento. Dialogou, com fluência, em outros idiomas do mundo das artes: desenho, pintura, ilustração, literatura, teoria da arte e magistério. Suas obras integram acervos dos principais museus do Brasil, da Europa e das Américas.
Com mais de 35 anos de carreira, Alex Gama já tem reconhecimento artístico internacional. Amante da xilogravura, a madeira é o seu suporte para intervenções planas e tridimensionais, instrumentado apenas com ponta-seca e buril. Domina todo o processo de criação, incluindo a impressão de imagens, desafiando leis e regras geométricas no seu fazer criativo livre, lírico e surpreendente.
Tudo isto faz de Diálogos um instigante convite para essa conversa especial entre as obras originais dos dois artistas e o universo da tradicional arte da gravura.
  
  
19 de janeiro a 18 de março de 2012
  
Centro Cultural Correios
Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro
Rio de Janeiro - RJ

Um comentário:

  1. Ótimo programa, além das gravuras expostas, a exposição oferece um vídeo sobre as técnicas de gravuras que utilizam a madeira e metal como matriz, como a Gravura, Xilogravura, Agua Forte, Litografia, Serigrafia, etc. Também é possível ver algumas das matrizes em madeira utilizadas nas gravuras de Alex Gama.

    ResponderExcluir