A mostra comemora o centenário do fotógrafo francês Robert Doisneau (1912 - 1994) (foto), composta de 152 fotografias e do documentário Robert Doisneau: Tout Simplemente, de Patrick Jeudy.
O artista já recebeu prêmios como o Grand Prix National de la Photographie. Le Baiser de I'Hotel, sua fotografia mais irônica, está em cartaz na exposição.
De 8 de março à 17 de junho de 2012
Centro Cultural Justiça Federal
Avenida Rio Branco, 241
Rio de Janeiro - RJ
Robert Doisneau (14 de Abril de 1912 - 1 de Abril de 1994) foi um famoso fotógrafo nascido na cidade de Gentilly, Val-de-Marne, na França. Era um apaixonado por fotografias de rua, registrando a vida social das pessoas que viviam em Paris e em seus arredores, mas também trabalhou em fotografias para publicações em revistas, assim como a famosa fotografia "O Beijo do Hotel de Ville" (Paris, 1950).
ResponderExcluirDoisneau foi um dos fotógrafos mais populares da França. Era conhecido por sua modéstia e imagens irônicas, misturando as classes sociais das ruas e cafés de Paris. Influenciado pela obra Atget, de Kertész e Cartier Bresson, Doisneau apresentou em mais de vinte livros uma visão encantadora da fragilidade humana e da vida como uma série de momentos calmos e incongruentes.
"As maravilhas da vida cotidiana são tão emocionantes. Nenhum diretor de filmes pode organizar o inesperado que você encontra na rua" [Robert Doisneau].
A exposição é um ótimo programa. Fotos datadas do início dos anos 50, com o olhar de Doisneau mostrando as diferenças entre classes sociais, sem contar a qualidade das imagens P&B.
ResponderExcluirSe ainda não viu, dá tempo de se programar até 17 de junho no CCJF - Rio.