domingo, 10 de julho de 2011

Instituto Moreira Salles


Hoje visitei o Instituto Moreira Salles - Rio de Janeiro - pela primeira vez. Além das exposições, o que mais me agradou foi o próprio IMS que possui uma bela arquitetura cercada de árvores e belos jardins, um local muito agradável.

Desenhada por Olavo Redig de Campos e com projeto paisagístico de Roberto Burle Marx, a casa foi inaugurada em 1951 e serviu de residência à família Moreira Salles.
Fundado em 1990 pelo embaixador e banqueiro Walther Moreira Salles, o Instituto Moreira Salles é uma entidade civil sem fins lucrativos que tem por finalidade exclusiva a promoção e o desenvolvimento de programas culturais.
A antiga residência foi adaptada para seus novos fins, abrigando salas de exposição, sala de aula, biblioteca, auditório, cafeteria, loja de arte e ateliê. Suas principais áreas de atuação são a fotografia, a literatura, o cinema, as artes plásticas e a música brasileira.
Seu acervo reúne cerca de 550 mil fotografias, 100 mil músicas (entre as quais, 25 mil gravações digitalizadas), uma biblioteca com 400 mil itens (quase 90 mil deles catalogados) e uma pinacoteca com mais de três mil obras. Entre as coleções desse conjunto, que são mantidas por meio das mais modernas técnicas de restauração e conservação, destacam-se as de Marc Ferrez, Marcel Gautherot, José Medeiros, José Ramos Tinhorão, Humberto Franceschi, Pixinguinha, Decio de Almeida Prado e Ana Cristina Cesar.
O IMS possui três centros culturais, onde promove exposições, palestras, shows, ciclos de cinema e eventos.

Instituto Moreira Salles
Rua Marquês de São Vicente, 476 - Gávea
Rio de Janeiro - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário