Em visita à Rio+20, o fotógrafo Helder Valle registrou o movimento de algumas exposições, mostras, povos indígenas e ONGs que aproveitaram o evento para defender o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.
Projeto Morar Carioca Verde
Durante a Rio+20, foi apresentado o projeto Morar Carioca Verde, como projeto-piloto de utilização de práticas sustentáveis na urbanização de comunidades.
Projeto Morar Carioca Verde - Fotocomposição (Fotos: Helder Valle, 2012) |
Um quiosque montado no calçadão da Avenida Atlântica dispinibilizou aos visitantes todas as informações relativas ao projeto. Feito com material plástico e iluminação especial em LED em várias cores à noite, o quiosque se transformou em parada obrigatória para quem passou pelo calçadão da Avenida Atlântica.
Asia Pacific Forum on Women Law and Development
Junto aos movimentos em defesa do meio ambiente, a APWLD (Asia Pacific Forum on Women, Law and Development) reuniu mulheres do munto inteiro para defender os direitos femininos.
Tess (Philippines) e Anchalee (Thailand) APWLD em defesa dos direitos das mulheres (Foto: Helder Valle, 2012) |
Mulheres da Ásia-Pacífico abordaram questões críticas sobre os direitos humanos das mulheres nas negociações da Rio+20 para o desenvolvimento sustentável. Emprego e direitos econômicos, militarização, saúde sexual e reprodutiva, direitos e o impacto da mudança climática em toda a região que ainda são ignorados. As mulheres da Ásia-Pacífico convocaram os governantes para assegurar a promoção, proteção e realização dos direitos humanos das mulheres no documento final.
Algumas frases e protestos foram expressos em camisetas que ficaram expostas na Cúpula dos Povos.
APWLD - Fotocomposição (Fotos: Helder Valle, 2012) |
Recicle suas atitudes
Turista aprecia Peixe-Escultura (Foto: Helder Valle, 2012) |
A onda sustentável que invadiu o Brasil na Rio+20, nos trouxe esse Peixe-Escultura, com o slogan "Recicle suas atitudes". A escultura foi feita com materiais recicláveis como isopor e garrafas PET. Após o evento, foi doada para cooperativas de reciclagem.
Tribos Indígenas na Rio+20
Representantes de diversas etnias indígenas aproveitam a Rio+20 para vender artesanato e juntar renda para fazer melhorias nas tribos em que vivem.
Índia Pataxó - Cúpula dos Povos (Foto: Helder Valle, 2012) |
Algumas tribos indígenas como os Xavantes de Mato Grosso promoveram debate “Marãiwatsédé – Terra de Esperança”, com o objetivo de reaver suas terras, com 90% de seu território tomado ilegalmente por fazendeiros e posseiros não indígenas, majoritariamente criadores de gado e produtores de soja e arroz.
Índios Xavantes Marãiwatsédé - Cúpula dos Povos (Foto: Helder Valle, 2012) |
Abraços & Keep Shooting!
Helder Valle
www.flickr.com/heldervalle/
so beautiful!
ResponderExcluir