quinta-feira, 29 de março de 2012

Disassembly - Todd McLellan

Com quantas peças se faz uma Máquina Fotográfica?


Disassembly - Pentax Spotmatic F SLR (Todd McLellan)
O projeto Disassembly, do artista e fotógrafo Todd McLellan, é sobre desmontar até a última peça objetos e máquinas que utilizamos no dia a dia, ordená-los de alguma maneira interessante e fotografá-los genialmente.
Um desses objetos foi sua câmera Pentax Spotmatic F SLR (foto).


No seu site, o fotógrafo, Todd McLellan disponibiliza fotos de outros objetos desmontados, como os mostrados no vídeo acima.

"Miró escultor" - Exposição de Joan Miró em Ipanema

Exposição de litografias do catalão Joan Miró (1893-1983)


Litogravura - Miró Escultor (1974)

A série batizada de “Miró Escultor”, de 1974, é uma homenagem do artista espanhol a sete lugares de idiomas diferentes, entre eles Portugal, Itália, Japão e Inglaterra.
As obras são originais, assinadas na matriz, certificadas e fazem parte do Catálogo Raisonné Miró Lithographs V 1972-1975.
As litogravuras serão vendidas durante e após a mostra no 00 café Bistrô, em Ipanema. A edição total da série é limitada.

De 28 de março a 15 de abril de 2012
00 café Bistrô
Rua Barão da Torre, 398A - Ipanema
Rio de Janeiro - RJ

quarta-feira, 28 de março de 2012

Wildlife Photographer of the Year 2012


Planeta Selvagem

O Museu de História Natural de Londres selecionou algumas das melhores imagens do seu tradicional concurso Wildlife Photographer of the Year (Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano), que existe desde 1964.
A competição premia fotógrafos que retratam a natureza. No total, 80 fotos estão sendo exibidas em uma mostra do museu intitulada Wild Planet (Planeta Selvagem).
Todas as imagens, que foram selecionadas pelo zoólogo Chris Packham, foram premiadas em edições passadas do concurso. A exposição no prédio do Museu abriu na sexta-feira passada e ficará em cartaz até o final de setembro.


Wild Planet

This fantastic, free outdoor exhibition showcases classic images from Wildlife Photographer of the Year exhibitions
Photo by Pete Atkinson, UK
From the wildest landscapes to the most endangered species, Wild Planet showcases 80 photos chosen by BBC personality and zoologist Chris Packham from the Wildlife Photographer of the Year exhibition.
Wild Planet is in the beautiful setting of the Museum's East lawn and runs throughout the summer until 30 September. Entry is free.

Rhino drinking (Wynand du Plessis, South Africa)
Wynand du Plessis from South Africa took the Rhino drinking photo, shown above, which was highly commended for The Gerald Durrell Award in 1998. Black rhinos are critically endangered and numbers were at their lowest in the 1990s, mainly due to poaching for their horn. A ban on international trade, as well as protection of the animals and their habitat, mean numbers are now on the rise.

Each year, the Wildlife Photographer of the Year competition’s winning images are displayed in the popular exhibition at the Museum in London and then tour nationally and internationally. This year's commended images will be announced at the end of August 2012.

Wildlife Photographer of the Year is owned by the Natural History Museum, London, and BBC Worldwide.


From March 23 until September 30, 2012

The Natural History Museum
Cromwell Road, London
SW7 5BD, UK

domingo, 25 de março de 2012

Exposição "Modernismos - 90 anos de 1922"

Desde o dia 6 de março, a CAIXA apresenta a exposição Modernismos, em comemoração ao 90º aniversário da “Semana de Arte Moderna” que aconteceu no Teatro Municipal em São Paulo, dos dias 11 a 18 de fevereiro de 1922.


Alguns dos maiores destaques do evento de 1922 foram: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Di Cavalcanti, Victor Brecheret, Plínio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Picchia, Tarsila do Amaral e Tácito de Almeida.
A intenção desses novos intelectuais era transformar os antigos conceitos do século XIX, as mudanças se deram praticamente na pintura com as “novidades de Anita Malfatti” que tinha experiências vanguardistas que marcaram intensamente seu trabalho. Em 1917 realizou o que ficou conhecido como a Primeira Exposição do Modernismo Brasileiro, evento que foi alvo de críticas e escândalos, e a gota para o surgimento de uma manifestação que aconteceu 5 anos depois – A Semana de 22.

A exposição “Modernismos – 90 anos de 1922”, celebra o pensamento e a importância do movimento modernista no Brasil, ícone desse processo cultural que, ainda hoje, influencia as ações artísticas e o nascimento de um pensamento genuinamente brasileiro. Com curadoria de Daniela Name e Marcus de Lontra Costa, a mostra traz obras que abordam os diversos aspectos do pensamento e da estética moderna.
Os trabalhos de Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret, representam o núcleo da “Semana”; Facchinetti, Antônio Parreiras, Lucílio e Georgina de Albuquerque, Johann Georg Grimm e Francisco Gomes Ribeiro, enfatizam a atuação dos artistas no início do século, no Rio de Janeiro, que produziram um conjunto de obras que permitiram à geração seguinte romper com a academia e realizar um trabalho novo e revolucionário para a época. As telas de Guignard, Antônio Gomide, Lechowski, Di Cavalcanti e Ismael Nery rememoram o revolucionário Salão de 1931, e Vicente do Rego Monteiro, Cícero Dias e Francisco Du Bocage assinalam a presença do Nordeste no modernismo brasileiro, multiplicando o espírito moderno pelas várias faces do Brasil.

Menina do Circo (Di Cavalcanti, 1937)
Obra de Di Cavalcanti, da coleção de Jones Bergamin, em exposição na Caixa Cultural.


De 6 de março a 29 de abril de 2012

Caixa Cultural
Av. Almirante Barroso, 25 - Centro
Rio de Janeiro - RJ

sábado, 24 de março de 2012

Fernando de Noronha sedia Festival de Imagens Subaquáticas


(foto: Zaira Matheus/Divulgação)
(foto: Marcelo Krause/Divulgação)
(foto: Fernando Clark/Divulgação)

Famoso pelos cenários encantadores, inclusive para mergulhos, o arquipélago de Fernando de Noronha terá o reforço de outras belas paisagens naturais entre 24 de março e 1º de abril. O Festival Cultural de Imagens Subaquáticas exibirá fotografias e vídeos nos principais pontos turísticos.
Haverá exposições com os trabalhos de 11 fotógrafos especializados, mostra de curtas e vídeos, lançamento do livro Vida Marinha, de Ary Amarante, e oficinas de arte para crianças das escolas locais.
Em outra atividade paralela, 20 dos melhores fotógrafos submarinos do País concorrem no Campeonato Brasileiro de Fotografia Subaquática.
- O intuito do evento é ampliar a cultura subaquática, sua beleza e a importância da conservação e cuidado com o meio-ambiente. Estamos muito orgulhosos de poder trazer este time tão seleto de profissionais e oferecer aos amantes da natureza uma oportunidade de conhecer melhor a vida marinha - afirmam a curadora Ana Carolina Xavier e o fotógrafo Fernando Clark no texto de divulgação do festival.

Fonte: Terra Magazine


Festival de Imagens Subaquáticas de Fernando de Noronha
De 24 de março a 1 de abril de 2012

Mais informações: www.culturasub.com

Paul Cadden - Desenhos ou Fotografias?


Com papel e lápis, o artista Paul Cadden faz obras que parecem fotografias

Detroit (Paul Cadden)
New York 12 (Paul Cadden)
NVA 16 (Paul Cadden)
NVA 24 (Paul Cadden)
NVA 6 (Paul Cadden)

Desenhos que podem ser confundidos com fotografias são a especialidade do artista hiperrealista escocês Paul Cadden, que é parte de uma exposição em uma galeria de Londres. Com lápis e papel, Cadden faz desenhos ricos em detalhes e expressões.
As imagens estão sendo expostas na galeria londrina Plus One, especializada em hiper-realismo. A exposição engloba 16 artistas hiper-realistas. Mas as obras de Cadden ficarão permanentemente no local, ou até que sejam vendidas – algumas chegam a custar até 5 mil libras, ou quase R$ 15 mil. Na opinião de Cadden, suas obras "intensificam o normal".
Segundo o jornal britânico The Daily Mail, o artista leva em torno de três a seis semanas para produzir cada obra.
Um porta-voz da galeria disse ao jornal que, à primeira vista, as imagens parecem mesmo com fotografias. "Mas, vendo-as ao vivo, de perto, você percebe que é um desenho. Os detalhes são incríveis".
Fonte: BBC Brasil


Paul Cadden
http://paulcadden.com/


Plus One Gallery London
www.plusonegallery.com
89-91 Pimlico Road
London, SW1W 8PH

Exposição "Chaplin e sua imagem"


Cariocas e turistas poderão apreciar a história de Charlie Chaplin, artista que revolucionou a indústria cinematográfica no início do século XX, em uma exposição fotográfica sobre sua vida. Três anos de árdua pesquisa, sob a tutela do curador francês Sam Stourdzé, trouxeram ao público material raro, garimpado entre mais de 10 mil imagens e documentos do artista, cedidos gentilmente por seus herdeiros. A mostra está em cartaz no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, no Centro do Rio, apresentando um apanhado de imagens temáticas, que fogem da vertente biográfica ao revelarem o processo de produção de seus filmes por trás das câmeras.

A exposição é dividida em quatro grandes temas: 'A criação de Carlitos', 'Chaplin como cineasta', 'Da fama ao exílio', e 'Fala Chaplin, morre Carlitos', apresentando a trajetória do mais famoso personagem do ator; passando pela representação do perfeccionismo de Chaplin como diretor à sua vida pessoal.. A exposição ainda apresenta ao público a contemporaneidade dos temas abordados por Charlie Chaplin em sua filmografia, revelando como são atuais os filmes 'O Grande Ditador', de 1940; e 'Tempos Modernos', de 1936.

A mostra 'Chaplin e sua imagem' segue em cartaz até o dia 29 de abril, de terça a domingo, reunindo cartazes de filmes, documentários e muitas fotografias do artista. A entrada é gratuita.


De 07 de março a 29 de abril

Centro Cultural Hélio Oiticica
Rua Luís de Camões, 68 - Centro
Rio de Janeiro - RJ

sexta-feira, 23 de março de 2012

Exposição Modigliani: Imagens de uma vida

Exposição prorrogada até 10/05



A exposição em cartaz no Museu Nacional de Belas Artes, inicialmente prevista até o dia 15/04, foi prorrogada até o dia 10/05. Aproveite essa oportunidade e programe sua visita.

Em parceria com o MODIGLIANI INSTITUT ARCHIVES LÉGALÉS PARIS-ROMA, esta mostra traz pela primeira vez ao Brasil uma coleção de 12 pinturas e 5 esculturas originais, além de obras e documentos, fotos, desenhos, diários e manuscritos de Modigliani e de importantes artistas da sua época, num total de 230 peças.


Até 10 de maio de 2012

Museu Nacional de Belas Artes
Av. Rio Branco, 199 - Cinelândia
Rio de Janeiro - RJ

quinta-feira, 22 de março de 2012

10ª Semana Nacional de Museus

Dia Internacional de Museus - 10ª Semana Nacional de Museus

Em 2012, o tema será Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações. Este também será o tema da 10ª Semana de Museus, iniciativa coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), que tem como objetivo sensibilizar os museus e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade. A Semana de Museus acontecerá em maio de 2012.


18 de Maio

Dia Internacional de Museus

Tarsila do Amaral - Abaporu


Abaporu (Tarsila do Amaral, 1928)
Este é o quadro mais importante já produzido no Brasil. Tarsila pintou um quadro para dar de presente para o escritor Oswald de Andrade, seu marido na época. Quando viu a tela, assustou-se e chamou seu amigo, o também escritor Raul Bopp. Ficaram olhando aquela figura estranha e acharam que ela representava algo de excepcional. Tarsila lembrou-se então de seu dicionário tupi-guarani e batizaram o quadro como Abaporu (o homem que come). Foi aí que Oswald escreveu o Manifesto Antropófago e criaram o Movimento Antropofágico, com a intenção de "deglutir" a cultura européia e transformá-la em algo bem brasileiro. Este Movimento, apesar de radical, foi muito importante para a arte brasileira e significou uma síntese do Movimento Modernista brasileiro, que queria modernizar a nossa cultura, mas de um modo bem brasileiro. O "Abaporu" foi a tela mais cara vendida até hoje no Brasil, alcançando o valor de US$1.500.000. Foi comprada pelo colecionador argentino Eduardo Costantini.

Ausência sentida na exposição Antropofagia, em cartaz no CCBB RJ até o dia 29 de abril de 2012, o quadro “Abaporu”, símbolo da antropofagia modernista, não está em exibição. Ele permanece no Malba (Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires).

Iº Encontro Pensamento e Reflexão na Fotografia


Em parceria com o Estúdio Madalena, o MIS apresenta o Iº Encontro Pensamento e Reflexão na Fotografia. Durante três dias, pensadores da fotografia nacionais e internacionais se reunirão para colocar em questão o pensamento na fotografia.

Nomes como Boris Kossoy, Claudi Carreras, Diógenes Moura, Eder Chiodetto, Eduardo Muylaert, Fernando de Tacca, Juan Antonio Molina, Juan Esteves, João de Mendonça, Ronaldo Entler, Mane Adaro, Mário Ramiro, Rubens Fernandes Jr., Simonetta Persichetti e Thyago Nogueira irão abordar assuntos como as formas contemporâneas de discussão e escoamento de ideias na fotografia, passando pelas experiências na Academia e suas perspectivas de investigação.

A programação é composta por seis mesas de discussão com convidados, dois workshops, além de seis apresentações de textos inscritos por meio de convocatória. Os interessados em participar dessa convocatória devem enviar artigos via site, em português ou espanhol, que contemplem a discussão e o pensamento sobre a linguagem fotográfica nas suas diversas abordagens. Caso resida fora da cidade de São Paulo o participante recebe ajuda de custo para as despesas com passagem aérea e hospedagem.

Fotógrafos, curadores, produtores culturais e estudantes interessados em assistir a todo Encontro e garantir o certificado de conclusão, devem fazer sua pré-inscrição por meio do formulário disponível abaixo. Após análise do material enviado com o formulário [mini-bio e carta de intenção], os selecionados serão comunicados via e-mail, são apenas 80 vagas. Só os selecionados garantem uma vaga para participar de um dos workshops, ainda assim, dos 80, apenas 60 acompanham workshop. Os selecionados também recebem um crachá para acessar a programação.

Ainda há a possibilidade de participar de mesas e apresentações avulsas, para isso não precisa fazer inscrição e passar pelo processo de seleção, basta retirar, com uma hora de antecedência, um ingresso na recepção do MIS.

O término do prazo de inscrição para a convocatória é dia 15 de abril e, para inscrição prévia, dia 7 de maio ou até completar 300 inscritos.
Mais informações no site do MIS-SP


De 17 a 19 de maio de 2012

Museu da Imagem e do Som
Avenida Europa, 158 - Pinheiros
São Paulo - SP

Photoshop Conference 2012

Photoshop Conference 2012

Photoshop Conference 2012
 
Composto por dezenas de palestras, e duração de uma hora cada, o Photoshop Conference 2012 mostra como usar o Photoshop de forma profissional. O maior evento de Photoshop da América Latina conta com uma estrutura audiovisual completa, que permite ao congressista uma experiência rica e inesquecível.
Tratamento de imagens, dicas e truques, design, 3D, vídeo, automação, ilustração e mega fusões são alguns dos temas propostos e abordados durante os três dias de evento.

Photoshop Conference 2012


De 16 a 18 de abril de 2012

Centro de Convenções Rebouças
Av. Rebouças, 600
São Paulo - SP

quarta-feira, 21 de março de 2012

Fotógrafos da Cena Contemporânea no MAC USP

CRIS BIERRENBACH, sem título (frontal, perfil, costas), 2003

A exposição FOTÓGRAFOS DA CENA CONTEMPORÂNEA reúne 63 fotografias que pertencem à coleção do Banco Santos que se encontra sob a guarda provisória do Museu. A idéia da curadora Helouise Costa, docente do Museu, é delinear um panorama dos temas e questões recorrentes nos trabalhos produzidos a partir da década de 1950. Essa coleção já foi objeto, em 2008, de uma mostra intitulada Fotógrafos da Vida Moderna e, desta vez, as obras selecionadas abarcam o período entre os anos de 1954 e 2003. Tal recorte evidencia uma mudança radical na atitude do fotógrafo/artista, que passa a empregar o dispositivo fotográfico em sentido amplo, o que inclui não só a tomada tradicional com a câmera, mas também a construção da imagem por meio de encenações e manipulações, a hibridação com outros meios, a retomada de processos fotográficos extintos ou ainda o uso de recursos digitais.
Do ponto de vista temático é possível identificar preocupações que passam pela relação entre cultura e natureza, pela materialidade do corpo e pelo registro de ações e performances artísticas. A diversidade dos papéis e práticas sexuais na atualidade ganhou uma sala especial, não recomendada para menores de 18 anos, na qual o público é desafiado a pensar sobre as questões morais e éticas suscitadas pela exibição de certos tipos de fotografia no espaço de um museu de arte.

A exposição apresenta trabalhos dos seguintes artistas: Adriana Varejão, Alioune Bâ, Andres Serrano, Antonio Guerreiro, Arthur Omar, Benedetta Bonichi, Bob Kolbrener, Brígida Baltar, Claudio Edinger, Cris Bierrenbach, Daniel Klajmic, Dave Muller, Doug Hall, Ed Van der Elsken, Fábio Cabral, Felipe Goifman, Fuyuki Hattori, Gabriel Orozco, Glenn Ligon, Hudinilson Junior, Jan Saudek, Janaina Tschäpe, Janet Cardiff & Georges Bures Miller, Jean-Luc Moulène, Jeff Wall, Joel Peter-Witkins, John Coplans, Judy Dater, Kishin Shinoyama, Koo Jeong-a, Lucien Clergue, Mario Cravo Neto, Misha Gordin, Nils Udo, Nobuyoshi Araki, Odires Mlászho, Olafur Eliasson, Oliviero Toscani, Paul Mccarthy, Pierre Molinier, Rafael Assef, Rankin (John Rankin Waddell), Rirkrit Tiravanija, Stuart Lester Rankin, Valie Export, Vanessa Beecroft, Vicente de Mello, Vik Muniz, e Walter Niedermayr.


Até 30 de setembro de 2012

MAC USP
Cidade Universitária
São Paulo - SP

domingo, 18 de março de 2012

Exposição Água Rio de Janeiro


Aliando ciência, arte e tecnologia, a exposição ÁGUA Rio de Janeiro apresenta instalações interativas, obras de arte, peças de acervo museológico, instalações audiovisuais, ocupando os 1000m² do Museu Histórico Nacional na cidade do Rio de Janeiro.

A exposição, que passou por São Paulo num espaço oito vezes maior, mistura arte, ciência e tecnologia em quatro seções interativas sobre o universo da água.

A curadoria artística é de Marcello Dantas e a científica de Gustavo Accacio e Mário D. Domingos.

Exposições:

Mundo d’agua
Explore a relação entre a água e a vida, sua distribuição no globo, assim como problemas e potenciais

Infiltração
Experimente a vulnerabilidade diante da água, viva o drama das enchentes e sinta o peso político da cidadania

O desaguar
Aprecie a água enquanto elemento de inspiração e material escultórico em obras de artistas contemporâneos

A última fronteira
Participe de uma jornada fantástica até o lugar mais desconhecido do planeta, o fundo dos oceanos


Até 22 de março de 2012

Museu Histórico Nacional
Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro
Rio de Janeiro - RJ

sexta-feira, 16 de março de 2012

Guilherme Gaensly inaugura Casa da Imagem em SP



As obras do fotógrafo Guilherme Gaensly foram escolhidas para inaugurar o novo museu de São Paulo.
Com curadoria de Rubens Fernandes Junior, a mostra coloca luz sobre o mais importante conjunto de fotografias produzidas ao longo de três décadas – entre 1890 e 1920 – momento em que a cidade radicalizou sua transformação urbana.


Até 8 de abril de 2012

Casa da Imagem
R. Roberto Simonsen
São Paulo - SP

domingo, 11 de março de 2012

Diálogos – Fayga Ostrower e Alex Gama

Mostra do Centro Cultural Correios apresenta obras de Fayga Ostrower e Alex Gama marcadas pelo lirismo
 
Gravura de Alex Gama, em exposição
 
Trabalho de Fayga Ostrower exibida na mostra
 
A exposição Diálogos, no Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro, reúne, gravuras, desenhos e padronagens em tecidos de Fayga Ostrower e matrizes e gravuras de Alex Gama. Uma dupla apaixonada pela arte de gravar; dois conjuntos de obras ímpares, formando um todo que, assimetricamente, harmoniza - em diferentes superfícies - pontos, traços, linhas, cores, sombras, luz, ranhuras...
A mostra concatena o que há se similar em ambos: a personalidade e o lirismo. São 43 produções de Fayga, entre desenhos, gravuras e padronagens em tecido, que ela criou ao longo de 15 anos. Alex Gama, por sua vez, apresenta 30 gravuras, numa seleção de desenhos, xilogravuras e tecido, além da obra inédita "Salgueiro".
Tendo a gravura como principal meio de expressão, Fayga Ostrower (1920-2001) notabilizou-se, no Brasil e no exterior, por suas habilidades artísticas nos vários campos do conhecimento. Dialogou, com fluência, em outros idiomas do mundo das artes: desenho, pintura, ilustração, literatura, teoria da arte e magistério. Suas obras integram acervos dos principais museus do Brasil, da Europa e das Américas.
Com mais de 35 anos de carreira, Alex Gama já tem reconhecimento artístico internacional. Amante da xilogravura, a madeira é o seu suporte para intervenções planas e tridimensionais, instrumentado apenas com ponta-seca e buril. Domina todo o processo de criação, incluindo a impressão de imagens, desafiando leis e regras geométricas no seu fazer criativo livre, lírico e surpreendente.
Tudo isto faz de Diálogos um instigante convite para essa conversa especial entre as obras originais dos dois artistas e o universo da tradicional arte da gravura.
  
  
19 de janeiro a 18 de março de 2012
  
Centro Cultural Correios
Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro
Rio de Janeiro - RJ

sábado, 10 de março de 2012

Exposição 'Chaplin e sua imagem'

Chaplin - Tempos modernos (nbp-photographie-paris)

A exposição reúne mais 200 fotografias, muitas delas inéditas, vídeos documentais e gravuras do acervo da família de Charles Chaplin e de instituições como Cineteca del Comune di Bologna; Kunsthal, em Roterdã; Deichtorhallen, de Hamburgo; e Jeu de Paume, de Paris. A curadoria é do francês Sam Stourdzé, diretor do Musée de l’Elysée, de Lausanne, na Suíça.


Até 29 abr 2012

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica
Rua Luís de Camões, 68 - Centro
Rio de Janeiro - RJ

Obras de Alberto Giacometti na Pinacoteca SP


A Pinacoteca do Estado de São Paulo abriga Alberto Giacometti: Coleção da Fondation Alberto et Annette Giacometti, Paris, a primeira exposição retrospectiva na América Latina do escultor, pintor e desenhista suíço Alberto Giacometti (1901-1966).
Ao todo, 80 esculturas de tamanhos variados, 80 trabalhos sobre papel, 56 fotografias e documentos compõem a mostra.
Entre as esculturas, o público pode conferir Mulher-colher, Casal (ambas de 1927) e Bola Suspensa (1930-31).


De 24 de março à 17 de junho de 2012

Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 02
São Paulo - SP

quinta-feira, 8 de março de 2012

Exposição fotográfica Verão 2012 no CCJF


A Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro – ARFOC promove a exposição, composta por 150 imagens que retratam os diferentes aspectos do verão carioca sob a ótica de fotógrafos como Alziro Xavier, Custódio Coimbra, Evandro Teixeira, Gilson Barreto, Marcia Foletto, Salvador Scofano, Severino Silva.
Curadoria: Alcyr Cavalcanti

Até o dia 18 de março de 2012

Centro Cultural Justiça Federal - Espaço Virtual
Avenida Rio Branco, 241
Rio de Janeiro - RJ

quarta-feira, 7 de março de 2012

Mostra 'Simplesmente Doisneau' no CCJF


A mostra comemora o centenário do fotógrafo francês Robert Doisneau (1912 - 1994) (foto), composta de 152 fotografias e do documentário Robert Doisneau: Tout Simplemente, de Patrick Jeudy.
O artista já recebeu prêmios como o Grand Prix National de la Photographie. Le Baiser de I'Hotel, sua fotografia mais irônica, está em cartaz na exposição.

De 8 de março à 17 de junho de 2012

Centro Cultural Justiça Federal
Avenida Rio Branco, 241
Rio de Janeiro - RJ

terça-feira, 6 de março de 2012

Portinari no Memorial da América Latina


O Memorial da América Latina recebe a exposição itinerante Guerra e Paz, de Cândido Portinari (1903-1962).

Estão expostos os dois últimos e maiores murais do artista, junto aos 100 estudos originais que antecederam as obras. O público pode conferir também fotos, cartas e documentos históricos que contam a trajetória de criação dos murais, que em 1956 foram encomendados pelo governo brasileiro para presentear a sede da ONU, em Nova Iorque (EUA).
Os murais contam com 2,2 metros de altura e quase cinco de largura.
Cândio Portinari, nascido no interior de São Paulo, foi um dos maiores artistas plásticos do País, contabilizando quase cinco mil obras produzidas.


De 09 de fevereiro à 21 de abril de 2012

Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 644
São Paulo - SP

segunda-feira, 5 de março de 2012

Renascimento do Japão: Um Ano Após a Tragédia

Mostra 'Renascimento do Japão'

Em parceria com o Consulado do Japão, o Palácio dos Bandeirantes apresenta a exposição fotográfica Renascimento do Japão: Um Ano Após a Tragédia.
51 imagens, que pertencem ao consulado, mostram retratos da tragédia vivida pelos japoneses quando um tsunami e um terremoto atingiram o país, em 2011.
Muitos das fotos também mostram os rápidos esforços de reconstrução do gigante asiático, e a superação de seus moradores.

 
De 02 à 18 de março de 2012
 
Acervo Artístico do Palácio dos Bandeirantes
Av. Morumbi 4.500
São Paulo - SP
 

Tarsila do Amaral – Percurso Afetivo

Antropofagia (Tarsila do Amaral, 1929)

A mostra é inspirada no diário de viagens de Tarsila do Amaral (1886-1973) com o marido, Oswald de Andrade, e reúne objetos pessoais e 82 obras, entre pinturas, desenhos e gravuras.
Primeira exposição individual nos últimos 40 anos no Rio de Janeiro de uma das mais importantes e emblemáticas artistas brasileiras. A última individual dedicada a Tarsila na cidade aconteceu em 1969. Tarsila do Amaral tem seu nome registrado na história da arte brasileira como uma vanguardista com presença marcante no Modernismo Brasileiro. No conjunto em exposição — que não foi submetido à divisão usual da obra da artista, entre os períodos “Pau-Brasil”, “Antropofágico” e “Social” —, há destaques como “Antropofagia”, que o curador acredita ter mais impacto histórico do que o “Abaporu”, que não faz parte da mostra, “Figura só”, “O lago” e “Cartão-postal”.

Curadoria: Antonio Carlos Abdalla e Tarsilinha do Amaral

De 14 de fevereiro a 29 de abril de 2012

Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB
Rua Primeiro de Março, 66
Rio de Janeiro - RJ

Exposição Modigliani: Imagens de Uma Vida



Em parceria com o MODIGLIANI INSTITUT ARCHIVES LÉGALÉS PARIS-ROMA, esta mostra traz pela primeira vez ao Brasil uma coleção de 12 pinturas e 5 esculturas originais, além de obras e documentos, fotos, desenhos, diários e manuscritos de Modigliani e de importantes artistas da sua época, num total de 230 peças.


Jeane Femme (Amedeo Modigliani)

O percurso expositivo da mostra “Modigliani: Imagens de uma vida” leva a uma imersão na intimidade do artista. O roteiro se inicia com os estudos de Modigliani na Itália, passando por seus professores e o aprendizado, em que todas as fases são ilustradas. O apogeu da carreira chega à Paris modernista, sublinhando as manifestações artísticas, influências, confrontos criativos com amigos, como Picasso, André Derain, Max Jacob, Léonard Foujita entre outros expoentes que, juntos, revolucionaram a História da Arte.
Com uma vida intensa, marcada por grandes amores, guerra e infortúnios, como graves doenças, Amadeo Modigliani(nascido em 12 de julho de 1884, na cidade italiana de Livorno e falecido em 25 de janeiro de 1920, em Paris) reflete em sua arte vários estilos artísticos e desnuda o homem de maneira reveladora. O artista tem a vida interrompida precocemente por enfermidades, porém sua contribuição para a História da Arte perdura de forma imortal.
Após o Rio de Janeiro a exposição seguirá para o Museu de Arte de São Paulo (MASP).

De 01 de fevereiro a 15 de abril de 2012


Museu Nacional de Belas Artes
Av. Rio Branco, 199 - Cinelândia
Rio de Janeiro - RJ