Imigrantes buscam sinal de celular em Dijibuti - John Stanmeyer, USA, VII Photo Agency, para a National Geographic |
Mais de 98 mil fotografias e quase 6 mil fotógrafos de 132 nacionalidades. Esse foi o desafio encarado pelos 19 membros do júri do “World Press Photo”, o maior prêmio de fotojornalismo do mundo. Foram anunciados os 53 fotógrafos vencedores – de 25 nacionalidades - na sede da instituição, em Amsterdam, na Holanda.
A imagem número 1 da 57ª edição mostra o momento em que imigrantes africanos tentavam capturar, numa praia do Djibuti, um sinal de celular de baixo custo do país vizinho, a Somália. O local é ponto de parada comum para imigrantes de países como Etiópia, Eritrea e Somália, em busca de uma vida melhor no Oriente Médio e na Europa.
O registro rendeu 10 mil euros ao americano John StanMeyer, que também venceu na categoria “Questões contemporâneas”. O fotógrafo da VII Photo Agency tinha à disposição somente a luz da lua e a iluminação das telas dos celulares quando fotografava para a revista National Geographic.
Todas as fotos premiadas pelo World Press Photo estarão em exposição na Caixa Cultural, no Rio de Janeiro a partir do dia 10 de junho.
De 10 de junho à 12 de julho de 2014
Caixa Cultural Rio
Av. Almirante Barroso, 25 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário