sábado, 3 de maio de 2014

World Press Photo 2014

Imigrantes buscam sinal de celular em Dijibuti -
John Stanmeyer, USA, VII Photo Agency, para a National Geographic

Mais de 98 mil fotografias e quase 6 mil fotógrafos de 132 nacionalidades. Esse foi o desafio encarado pelos 19 membros do júri do “World Press Photo”, o maior prêmio de fotojornalismo do mundo. Foram anunciados os 53 fotógrafos vencedores – de 25 nacionalidades - na sede da instituição, em Amsterdam, na Holanda. A imagem número 1 da 57ª edição mostra o momento em que imigrantes africanos tentavam capturar, numa praia do Djibuti, um sinal de celular de baixo custo do país vizinho, a Somália. O local é ponto de parada comum para imigrantes de países como Etiópia, Eritrea e Somália, em busca de uma vida melhor no Oriente Médio e na Europa. O registro rendeu 10 mil euros ao americano John StanMeyer, que também venceu na categoria “Questões contemporâneas”. O fotógrafo da VII Photo Agency tinha à disposição somente a luz da lua e a iluminação das telas dos celulares quando fotografava para a revista National Geographic.
Todas as fotos premiadas pelo World Press Photo estarão em exposição na Caixa Cultural, no Rio de Janeiro a partir do dia 10 de junho.


De 10 de junho  à 12 de julho de 2014

Caixa Cultural Rio
Av. Almirante Barroso, 25 - Centro
Rio de Janeiro - RJ

Exposição "United Buddy Bears - A Arte da Tolerância"

Exposição traz esculturas de ursos para o calçadão do Leme, no Rio


Obras marcam ano da Alemanha no Brasil.
Ursos têm alusões a países e atraem curiosos.


Começou neste sábado a exposição "United Buddy Bears - A Arte da Tolerância" na Praia do Leme, na Zona Sul do Rio, uma exposição que celebra o ano da Alemanha no Brasil.
O calçadão da orla recebeu 141 ursos, símbolo de Berlim, capital do país europeu. Cada escultura mede aproximadamente 2 metros de altura. Cada uma delas representa um país ou cultura, do qual recebeu as cores ou desenhos alusivos.
Entre 1° de maio e 20 de julho, cariocas e turistas do mundo todo poderão ver as peças que buscam promover a união entre povos e culturas.


De 1° de maio à 20 de julho de 2014

Praia do Leme - Rio de Janeiro
 

Mostra 'Ayrton Senna Sempre - 20 Anos'

A exposição é um dos diversos eventos do calendário de homenagens ao piloto


Fonte: ayrtonsenna.com.br

O Shopping Villa Lobos abriu, em São Paulo, a exposição "Ayrton Senna Sempre - 20 Anos", com objetos que pertenceram ao piloto – como macacão, capacete e troféus – além da Lotus que ele dirigiu em 1985, quando conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1, no Grande Prêmio de Portugal. Senna nasceu em São Paulo, em 21 de março de 1960, e morreu em 1º de maio de 1994.
Na exposição há um totem com TVs e fones de ouvido para exibição de vídeos de entrevistas concedidas por Senna e sobre o trabalho do Instituto Ayrton Senna, que há 20 anos trabalha na capacitação de educadores e na melhora da educação de crianças e jovens carentes no país. Há também um mural em que as pessoas podem deixar mensagens.
A exposição é gratuita e fica na Praça de Eventos (Piso 1) do Shopping Villa Lobos até o dia 21 de abril, de segunda a sábado, das 10 às 22 horas; e aos domingos e feriados, das 12 horas às 20 horas.

Até o dia 21 de abril de 2014
 
Shopping Villa Lobos
Avenida das Nações Unidas, 4777
Alto de Pinheiros - São Paulo - SP
Praça de Eventos (Piso 1)