quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Dia Nacional do Fotógrafo e da Fotografia

 
 
 

No dia 08 de Janeiro é comemorado o Dia Nacional do Fotógrafo e da Fotografia no Brasil.

 
Em 08 de janeiro de 1840, o abade e então capelão do navio-escola francês [corveta] franco-belga, "L’Orientale", Louis Compte desembarca no Rio de Janeiro, trazendo consigo todos os equipamentos necessários para a produção de daguerreótipos, o processo de fotografia inventado pelo pesquisador francês, Louis Jacques Mandé Daguerre, e precursor das atuais câmeras fotográficas.



 
Louis Compte, que teria sido encarregado de propagar o advento da fotografia ao mundo.  Jornais da época registram uma experiência de daguerreotipia realizada por esse abade francês no Largo do Paço Imperial na então capital do Brasil Imperial em 17 de janeiro de 1840, apenas 6 meses após o anúncio oficial da possibilidade de se capturar imagens pelo uso de um Daguerreótipo.
 
 
Primeiro Daguerreótipo brasileiro - Largo do Paço Imperial
registrado pelo Abade Louis Compte em 17 de janeiro de 1840
  
A novidade vinda de Paris introduziria a fotografia no Brasil. Compte apresentou o daguerreótipo ao imperador D. Pedro II, que é considerado, oficialmente, o primeiro fotógrafo brasileiro.
   
Já, o dia 19 de agosto, que conhecemos como Dia Internacional da Fotografia, refere-se à data em que a Academia Francesa de Ciências reconheceu a invenção de Louis Daguerre e o governo da França anunciou o Daguerreótipo como domínio público, no ano de 1839.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário