quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Dia Nacional do Fotógrafo e da Fotografia

 
 
 

No dia 08 de Janeiro é comemorado o Dia Nacional do Fotógrafo e da Fotografia no Brasil.

 
Em 08 de janeiro de 1840, o abade e então capelão do navio-escola francês [corveta] franco-belga, "L’Orientale", Louis Compte desembarca no Rio de Janeiro, trazendo consigo todos os equipamentos necessários para a produção de daguerreótipos, o processo de fotografia inventado pelo pesquisador francês, Louis Jacques Mandé Daguerre, e precursor das atuais câmeras fotográficas.



 
Louis Compte, que teria sido encarregado de propagar o advento da fotografia ao mundo.  Jornais da época registram uma experiência de daguerreotipia realizada por esse abade francês no Largo do Paço Imperial na então capital do Brasil Imperial em 17 de janeiro de 1840, apenas 6 meses após o anúncio oficial da possibilidade de se capturar imagens pelo uso de um Daguerreótipo.
 
 
Primeiro Daguerreótipo brasileiro - Largo do Paço Imperial
registrado pelo Abade Louis Compte em 17 de janeiro de 1840
  
A novidade vinda de Paris introduziria a fotografia no Brasil. Compte apresentou o daguerreótipo ao imperador D. Pedro II, que é considerado, oficialmente, o primeiro fotógrafo brasileiro.
   
Já, o dia 19 de agosto, que conhecemos como Dia Internacional da Fotografia, refere-se à data em que a Academia Francesa de Ciências reconheceu a invenção de Louis Daguerre e o governo da França anunciou o Daguerreótipo como domínio público, no ano de 1839.
 
 

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Encontrados negativos perdidos há 100 anos na Antártida

Imagem feita a partir de um dos negativos encontrados na Antártica (Foto: Antarctic Heritage Trust/www.nzaht.org)


Os membros da fundação AHT "Antartic Heritage Trust" encontraram em uma cabana abandonada na Antártida negativos de fotografias datadas entre os anos de 1914 à 1917, durante a expedição de Ernst Shackleton.

A cabana onde foram achados os negativos pertencia a expedição liderada pelo explorador britânico Robert Falcon Scott,  construída no ano de 1912, que pretendia ser a primeira a chegar ao Polo Sul. Com problemas, construíram-na para abrigarem-se por algum tempo.

Em 1914, em sua tentativa de cruzar a Antártida, a segunda equipe da expedição de Ernst Shackleton, ao ter problemas quando o navio Aurora foi arrastado do seu ancoradouro, encontrou a cabana levantada por Robert Scott, onde eles se abrigaram por algum tempo.

Os negativos de nitrato de prata pertenciam a Herbert Ponting, fotógrado fa expedição e foram guardados em uma pequena caixa de madeira, num dos compartimentos da cabana, onde acabou sendo esquecidos quando os exploradores abandonaram a construção.

Apesar dos 100 anos armazenados sob péssimas condições, já foi possível "revelar" 22 fotografias em branco e preto, onde os membro da AHT conseguiram identifcar alguns pontos de referência, que indicam o local conhecido como estreito de McMurdo, onde o navio Aurora acabou preso ao gelo.
 
Fonte: http://www.nzaht.org/

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Michael Dell doa fotos da agência Magnum

Michael Dell faz doação do acervo de fotos da agência Magnum para a Universidade do Texas

 


O bilionários, fabricante de computadores, Michael S. Dell e os executivos Glenn R. Fuhrman e John C. Phelan, da sua empresa de investimentos, compraram todo o arquivo de fotos impressas da agência Magnum Photos, aproximadamente 200.000 fotografias, dentre as quais, as fotografias tiradas por Robert Capa no desembarque da Normandia e os retratos que Cartier-Bresson fez ao pintor Pablo Picasso.
 
O acervo, estimado em U$200 milhões de dólares, será doado à Universidade do Texas, em Austin.
 
Os direitos das imagens continuam pertencendo ao coletivo da agência Magnum Photos.
 

Fonte: The New York Times


domingo, 5 de janeiro de 2014

Nova Câmera Leica C

Estilosa Leica C vem com Wi-Fi integrado

 
 
A nova compacta da Leica chama atenção pela sofisticação do seu design e pelos recursos tecnológicos. A Leica C, disponível nas cores dark red e light gold, é a primeira câmera da marca alemã com Wi-Fi integrado. O usuário poderá transferir suas fotos e vídeos para smartphones e computadores assim que eles forem feitos. Detalhe: com a qualidade de imagem da Leica.

A Leica C é pequena, pesa apenas 195 gramas, um equipamento perfeito para aqueles que buscam produtos funcionais, versáteis, porém, de excelente qualidade. O modelo tem 7x de zoom óptico (equivalente a uma lente 28-200mm no formato 35mm), abertura da lente a partir de 2.0, e um sensor maior comparado a outras compactas.
 
Para completar, a Leica C é estilosa, disponível em duas cores, fugindo do tradicional preto. Também filma em Full HD, possui uma série de filtros e acompanha licença do Adobe Lightroom 5, um dos melhores programas de tratamento de fotos do mercado.