terça-feira, 28 de maio de 2013

GENESIS: Exposição de Sebastião Salgado no Rio de Janeiro

 

Exposição inédita do fotógrafo Sebastião Salgado com 245 fotos de natureza intocada e exuberante.
 
As imagens foram capturadas em oito anos de viagens aos recantos mais selvagens e intocados do planeta.
 
A jornada para a composição de Gênesis, que foi inaugurada no Museu de História Natural de Londres em abril, começou em 2004 e durou até 2012. Salgado realizou 30 viagens utilizando aviões de pequeno porte, helicópteros, barcos e canoas para atingir os pontos mais remotos do planeta. Consagrado pelas exposições Trabalhadores (1986-1992) e Êxodos 1994-1999), o fotojornalista mantém na nova mostra sua característica mais marcante. As imagens são congeladas em preto e branco, aguçando as texturas e os contrastes em cenas impressionantes.


Sebastião Salgado, Botswana 2008, from the series Genesis

A exposição está dividida em cinco sessões:
 
Planeta Sul, com paisagens da Antártica, englobando a Península Valdés, as Ilhas Malvinas, o arquipélago Diego Ramirez e as Ilhas Sandwich. O mundo gelado do sul da parte meridional da Terra serve de habitat para pinguins, leões marinhos, baleias, albatrozes, pétreis-gigantes e cormorões.
 
Santuários com a singularidade de lugares como as Ilhas Galápagos, Nova Guiné, Sumatra e Madagascar. Paisagens vulcânicas, populações anciãs e a peculiaridade da fauna intocada dão o tom da amostra.
 
África, captura da vida selvagem do continente em países como Botswana, em Ruanda, no Congo e em Uganda. Tribos da Etiópia e do Deserto Kalahari também são destacadas. Nessa seção, também são enfatizados os desertos da Líbia e da Nigéria.
 
Terras do Norte com imagens do extremo norte da América e da Rússia. Além dos ursos polares, é se destacam os registros da tribo Nenet, no norte da Sibéria, que resiste às mais baixas temperaturas do Pólo Norte.
 
Amazônia e Pantanal com a diversidade biológica dos trópicos. Além da flora e fauna exuberante, Salgado registra tribos isoladas do pantanal à região do Rio Xingu.
  
Algumas fotografias também ficam expostas ao ar livre, junto à natureza do Jardim Botânico.
  

De 29 de maio a 26 de agosto de 2013 (terça a domingo)

Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico
Rua Jardim Botânico, 1008
Rio de Janeiro - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário