|
Paul Gauguin - "Paysannes bretonnes" (1894) |
Maior projeto da história do CCBB, a exposição traz pela primeira vez à América Latina, de Paris, 85 peças do acervo do Museu d’Orsay – um dos mais visitados do mundo. A mostra apresenta um panorama detalhado da pintura impressionista e pós-impressionista com obras de Toulouse-Lautrec, Degas, Félix Vallotton, Claude Monet, Van Gogh, Gauguin, Émile Bernard e Cézanne, dentre outros.
|
Claude Monet - "Régates à Argenteuil" (1872) |
A exposição é dividida em seis módulos:
- Paris: a cidade moderna
- A vida urbana e seus autores
- Paris é uma festa
- Fugir da cidade
- Convite à viagem
- A vida silenciosa
Os primeiros três módulos são dedicados à vida na metrópole: “Paris: a cidade moderna”, “A vida urbana e seus autores” e “Paris é uma festa”. São as vistas do rio Sena e da catedral de Notre-Dame de Paris retratadas por Pisarro e Gauguin; as cenas burguesas de Renoir; o cotidiano mundano das prostitutas em quadros como "Femme au boa noir", de Toulouse-Lautrec; as bailarinas de Degas; e as plateias dos cabarés e teatros representadas em "La troisième galerie au théâtre du Chatelet", de Félix Vallotton.
Os outros três módulos – “Fugir da cidade”, “Convite à viagem” e “A vida silenciosa” – mostram trabalhos de artistas que escaparam do ritmo acelerado de Paris para uma vida calma e reservada. Entre eles, estão Claude Monet, que se mudou para Argenteul, no interior da França, e depois para Giverny; Van Gogh, que decidiu seguir para Arles, com a finalidade de formar uma colônia de artistas; Gauguin e Émile Bernard, que foram viver na Bretanha; e Cézanne, que voltou a Aix-en-Provence para redescobrir a luz.
De 23 de Outubro a 13 de Janeiro de 2013
CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66 - Centro
Rio de Janeiro - RJ