domingo, 8 de julho de 2012

Obras de Caravaggio chegam ao Masp

Caravaggio no MASP


 
Medusa Murtola, Século XVI (1597)
Escudo com cabeça de Medusa
óleo s/ tela de linho aplicada sobre escudo de madeira de álamo
44,68 cm (diâmetro)
Assinada "michelA. f.", embaixo à direita ao longo da borda damasquinada
© Collezione Privata [Coleção particular]

Está prevista para 1º de agosto a inauguração da mostra do famoso pintor renascentista Caravaggio (1571-1610), com artistas influenciados por ele, os chamados caravaggescos. Serão exibidas 20 obras até 30 de setembro --seis de Caravaggio e o restante de seus seguidores, como Artemisia Gentileschi, Bartolomeo Cavarozzi, Giovanni Baglione, Hendrick van Somer e Jusepe di Ribera. Provenientes de vários museus italianos e de coleções particulares, as obras estão organizadas em três grandes seções: "Trabalhos Consagrados e Conhecidos", "Novas Descobertas" e "Obras 'Problema'", que ainda são objeto de estudo. Entre as atrações, estão "Medusa Murtola" (recentemente identificada como a "Medusa Original") e o "Retrato do Cardeal".

Ritratto di cardinale (Benedetto Giustiniani?)
[Retrato do cardeal (Benedetto Giustiniani?)]
Século XVI (1599-1600), óleo sobre tela, 60 x 48 cm
© Galleria degli Uffizi, Firenze
História

Caravaggio (1571-1610) pintou duas versões a cabeça da Medusa. A primeira em 1596 e a outra presumivelmente em 1597/8. A primeira versão também conhecida como Murtula (48x55 cm) é assinado Michel AF, (Michel Angelo Fecit) e foi encontrada no estúdio do pintor somente depois de sua morte. Hoje em dia pertence a uma coleção privada, enquanto a segunda versão, um pouco maior (60 x 55 cm) não é assinado e normalmente fica exposta na Galeria Uffizi, em Florença.
A “Cabeça de Medusa” executada por Caravaggio, em 1598, foi contratada como um escudo cerimonial pelo Cardeal Francesco Maria Del Monte, agente da família Medici, em Roma, depois de ver, no estúdio do pintor, a primeira versão - A pintura Metula.
O objetivo desta encomenda era para simbolizar a coragem do Grão-Duque da Toscana em derrotar os seus inimigos. Para seu tema, Caravaggio utilizou o mito grego da Medusa, uma mulher com serpentes no lugar do seu cabelo, que transformava em pedra as pessoas que a olhavam diretamente.
Medusa era um monstro Gorgon, uma terrível criatura feminina da mitologia grega. Embora as descrições de Gorgons variem entre a literatura grega, o termo geralmente refere-se a qualquer uma das três irmãs que tinham cobras venenosas em seus cabelos, e um rosto horroroso que transformava em pedra aqueles que viram que a olhavam diretamente. Tradicionalmente, enquanto duas das irmãs Górgonas eram imortais, Stheno e Euryale, Medusa não era.
Segundo a história, ela foi morta por Perseu, que evitou contato visual direto usando um escudo espelhado. Depois da morte de Medusa, sua cabeça decapitada continuou a petrificar aqueles que olhavam para ela.


De 01 de julho a 30 de setembro de 2012

Museu de Arte de São Paulo - MASP
www.masp.art.br
Av. Paulista, 1578
São Paulo - SP

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