Exposição: Mestres da Gravura - Coleção Fundação BIBLIOTECA NACIONAL
Adão e Eva (ALBRECHT DÜRER, 1504)
Sob curadoria de Fernanda Terra, a exposição Mestres da Gravura faz uma homenagem aos 200 anos da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), reúne 171 obras representativas da história da gravura européia. Esse conjunto, cuja origem remonta à Real Biblioteca, trazida por ocasião da transferência da corte portuguesa para o Rio de Janeiro em 1808. Trata-se de rara oportunidade de apreciar parte significativa desse valioso patrimônio histórico brasileiro.
A Leitora (REMBRANDT HERMENSZONN, 1634)
Encontram-se na mostra tanto xilogravuras quanto exemplares de diversas técnicas de gravação em metal surgidas do Renascimento (século XV) ao Iluminismo (século XVIII). São criações de 81 gravadores que traduzem, com sensibilidade e destreza de gestos, não só a construção do pensamento religioso e filosófico, como também idéias, ações, descobertas e costumes promovidos pela cultura européia durante esses quatro séculos.
Entre as gravuras originais, destacam-se autores como Piranese, Dürer, Rembrandt, Callot, Goya e Hogarth, cujas linguagens poéticas se caracterizam pelo seu ineditismo, sua inventividade e sua força expressiva. Por sua vez, as gravuras de reprodução ou interpretação, realizadas por grandes gravadores com amplo domínio técnico, apresentam obras-primas da pintura, da escultura e do desenho, tendo constituído, durante muito tempo, uma das mais importantes formas de difusão da arte e de divulgação dos artistas.
De 28 de Julho a 18 de setembro de 2011
Centro Cultural dos Correios
R. Visconde de Itaboraí, 20
Rio de Janeiro - RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário