Lomografia é um fenomeno fotográfico que é produzido por uma câmera automática, de alta sensibilidade, capaz de registar cor e movimento sem necessidade de flash e sem deformação.
O processo consiste na recepção contínua de luz que é feita através do sistema de exposição automático, chegando a durar 30 segundos. Outro efeito, dependendo do modelo e da lente, é o olho de peixe, no qual a fotografia fica com uma moldura circular.
|
LOMO LC-A |
O nome é uma referência ao modelo LOMO LC-A, uma câmera compacta da marca LOMO.
A LOMO é baseada na Cosina CX-1 e começou a ser produzida em 1980.
As lentes das máquinas Lomo são de plástico e produzem efeitos artísticos.
As dez regras básicas da Lomografia:
- Leve a sua Lomo para onde ir.
- Fotografe a qualquer hora do dia ou da noite.
- A Lomografia não interfere na sua vida, é parte dela.
- Aproxime-se o mais possível do objeto a ser fotografado.
- Não pense.
- Seja rápido.
- Você não precisa saber antecipadamente o que vai fotografar...
- ...Nem posteriormente.
- Não fotografe com os olhos.
- Não se preocupe com as regras.
História da Lomografia
1991: Descoberta
A "Lomomania" propriamente dita começa em Praga em 1991, quando dois jovens vienenses, de férias na capital da República Checa, descobriram a máquina Lomo. Começaram então a fotografar tudo, muitas vezes sem sequer olhar através da objetiva. De regresso a casa, o fascínio dos dois fotógrafos pela cor, a luz e a qualidade das imagens (focadas ou desfocadas) foi tão contagioso que rapidamente a moda das Lomo se espalhou entre os jovens da cidade. Em 1995 nascia em Viena, na Áustria, a Sociedade Lomográfica e a primeira LomoEmbaixada, com o objetivo de impedir o desaparecimento das pequenas máquinas fotográficas russas, uma vez que a fábrica de São Petersburgo tinha acabado com a produção. A Sociedade Lomográfica organizou uma série de vendas de Lomos no âmbito de diversos eventos culturais, que serviram para afirmar o valor artístico da Lomografia.
A arte de fotografar com uma Lomo consiste em fotografar ao acaso, de forma imprevisível. A Lomografia não é uma fotografia encenada, produzida; é uma fotografia do cotidiano.
Um dos grandes projetos da Sociedade Lomográfica em colaboração com as várias embaixadas espalhadas por mais de 50 cidades em todo o mundo, é a constituição do LomoWordArchive, um registro visual, à escala mundial, graças às fotografias do lomógrafos de todo o mundo.
1994: Lançamento
Durante os últimos anos, uma comunidade superior a 500 mil lomógrafos estabeleceu uma reputação internacional para a Lomografia. Deste modo, aquilo que começou espontaneamente como uma abordagem artística à fotografia em certos meios de Viena, tomou as proporções de um movimento internacional sociocultural. A Lomografia ganhou uma expressão que vai para além dos limites da fotografia. Este desenvolvimento tem vindo a ser suportado pela venda de produtos (com novidades frequentes) e também por uma diversidade de atividades culturais, tais como: exposições, festas, espetáculos, publicações, projetos internacionais e locais, e colaborações em projetos na área do Cinema, Música e Novas medias, regularmente organizadas pela Sociedade Lomográfica e pelos Embaixadores Lomográficos em vários países do mundo. O mito social e visual da Lomografia teve uma forte influência na estética da fotografia dos anos 90.
2010: Sucesso na Photokina
O ano de 2010 ficará marcado na lembrança de todos os Lomógrafos do mundo. A Lomo invadiu a Photokina, em Colônia, na Alemanha, e espalhou a paixão pela fotografia analógica anunciando as Profecias para o Futuro Analógico”. Durante a feira, três novas câmeras foram lançadas: A Spinner 360º, que faz fotos girando em torno de seu próprio eixo, e duas edições limitadas, de novas cores, celebrando a Lomo LC-A+, precursora do sucesso da marca Lomo. Além do lançamento das câmeras, de novos modelos de filmes e de acessórios da marca, a Lomography relançou seu
website, com novos recursos e melhor experiência online. Além disso, foram criadas versões localizadas do website no Canadá, Taiwan, Tailândia, Coréia, China, UK e Itália.
Comunidade
Hoje, a comunidade de Lomógrafos é incontável, ganhando novos membros, curiosos e entusiastas todos os dias, em todo o mundo. Entre estes existem meros mortais como nós, mas também famosas individualidades como Brian Eno, Laurie Anderson, David Byrne, Pulp, Underworld, Helmut Lang, Moby, Robert Redford, apenas para nomear alguns.
A idéia básica da Lomografia
Seja rápido, não pense, não tenha preconceitos em relação ao teu ambiente, absorva tudo, colecione e diverta-se ao ser comunicativo – difundiu-se, cresceu e deu lugar a uma cultura de comunicação que é compartilhada por todos.
Alguns modelos de Câmeras
|
Diana + |
Fabricada desde 2007, a Diana+ é a réplica de uma câmera produzida pela Lomography, em uma tentativa de reacender o amor das pessoas pela Diana original dos anos 1960 - uma "câmera de brinquedo" (Toy Camera), produzida pela Great Wall Plastic Co.
|
Lomo LC-A+ |
Esta câmera compacta point and shot Lomo LC-A+ é a substituta da Lomo LC-A, lançada em 1984. Ela começou a ser fabricada na China em 2006, logo após a descontinuação da produção do modelo LC-A em 2005. Algumas das características do novo modelo incluem a lente Minitar 1 que lhe dá a sombria aparência vignetted e as opções de exposição múltipla e extensa.
|
Lubitel 2 |
A câmera Lubitel para lomografia é uma médio formato com duplas lentes reflex. É uma câmera de brinquedo que usa filme 120mm. O obturador pode ser ajustado até 1/250s e tem ajustes de abertura de f/4.5 até f/22. Ela é fabricada na Rússia e seu projeto básico foi baseado na brilhante câmera Voigtländer da década de 1930.
|
Lomography Spinner 360° |
A câmera Lomography Spinner 360° permite fotografar de 360° até o infinito usando filmes de 35mm. De acordo com o fabricante, um filme de 36 poses permite fazer aproximadamente 8 imagens e a nova câmera permite 10 diferentes modos de disparo.
|
La Sardina Camera & Flash - Coyote |
Pensada para ser a sua companheira Lomográfica no dia-a-dia, a
La Sardina Coyote está sempre pronto para aventuras analógicas. Com um belo corpo de metal e o Flash
Fritz the Blitz, essa maravilha do Velho Oeste deixará você extasiado com as fotos que ela é capaz de capturar!
Fontes:
Wikepedia
Lomography
Loja virtual Lomography Brazil
Abraços & Keep Shooting!
Enjoy Brazil