Do dia 2 de setembro ao dia 2 de outubro, estará em cartaz no Museu da República a exposição BRASSAÏ. A mostra é uma realização da Aliança Francesa de Brasília e reúne 98 fotografias em preto e branco, realizadas pelo fotógrafo no período entre-guerras. São 89 imagens, em tamanho 60,5 x 50 cm, e outras nove de 73 x 60 cm, que revelam o olhar curioso do fotógrafo para com a Paris noturna e contraventora da década de 1930. Através do recorte de Brassaï, o espectador do século XXI pode caminhar pelos ambientes sombrios revelados pelo fotógrafo como se lançasse sobre eles um halo de luz.
“O fotógrafo da noite”. Para muitos assim ficou conhecido francês, de origem húngara, Gyula Halász, um dos mais célebres fotógrafos do século XX. Suas imagens de paisagens noturnas de Paris, com suas ruas movimentadas e calçadas cheias de luz e sombra, correram o mundo e deram-lhe fama internacional.
Através dos registros feitos por Brassaï é possível caminhar por Montparnasse, Les Halles, pelo canal de L’Ourcq, canal Saint-Martin, Place d’Italie, Belleville, penetrar nos cafés e conhecer de perto figuras pitorescas da noite parisiense. Observar a solidão de prostitutas que esperam por clientes nas ruas. Conhecer ângulos inusitados da bela cidade, descobrindo o traçado artístico presente até em tampas de bueiros. Brassaï transcende o real com tons surrealistas. Revela aos observadores uma Paris até então desconhecida, desprezada. Dá visibilidade a senhoritas de vida fácil, jovens delinquentes, trabalhadores noturnos. Privilegia lugares até o momento ignorados pela sociedade, como a casa da Madame Suzy, com seus ritos, grandes figuras e o perfume de proibição, bares frequentados por transexuais, cafés que recebem intelectuais e artistas.
De 2 de setembro a 2 de outubro de 2011
Museu Nacional da República
Brasília - DF