quinta-feira, 30 de junho de 2011

Paraty em Foco 2011


Tradicional festival anual de fotografia realizado na cidade de Paraty já tem data confirmada, de 21 a 25 de setembro de 2011.
Para participar, basta estar em Paraty durante o evento, apenas os Workshops e a Leitura de Portfólio necessitam inscrição prévia, o visitante tem acesso livre a todas as outras atividades.
Na programação, palestras, workshops, encontros e outras atividades que reúnem profissionais da fotografia nacional e internacional.
Em breve mais informações sobre o evento.

De 21 a 25 de Setembro

Paraty - RJ

terça-feira, 28 de junho de 2011

Exposição Bonito por natureza: Rio ontem e hoje

Belos cenários cariocas retratados por antigos viajantes europeus e fotógrafos contemporâneos

Inspirado em Jorge Benjor, Bonito por natureza foi o título escolhido para a exposição de imagens que retratam o olhar amoroso para o Rio de Janeiro. Juntar a beleza do passado e do presente como homenagem à cidade, demonstra que a visão dos antigos artistas no século XIX se mantém, e ainda é captada com novas tecnologias e a sensibilidade dos fotógrafos contemporâneos Almir Reis e Jaime Acioli. O público pode confirmar que essa cidade continua linda, de 16 de maio a 19 de setembro, no Museu Chácara do Céu, em Santa Teresa.
Várias peças da Brasiliana (o termo engloba coleções de quadros, livros, objetos, imagens e documentos sobre o Brasil) fazem parte da coleção de Castro Maya (1894-1968). Algumas foram herdadas e outras adquiridas ao longo de sua trajetória como amante e mecenas das artes, com um interesse especial por obras que retratassem o Brasil histórico e que, através da ótica da sensibilidade estética européia, desvendavam o país e construíam uma interpretação do Brasil, com ênfase em sua capital.
Em homenagem a este amante do Rio que foi Castro Maya, o Museu Chácara do Céu selecionou obras de alguns pintores estrangeiros que se renderam às belezas da cidade, deixando marcas de seus personagens e da sua paisagem durante o século XIX. São trabalhos de profissionais como os alemães Emil Bauch e Friedrich Hagedorn, ou de artistas amadores, como o inglês Richard Bate e o oficial naval norte-americano Melanchton Brooks Woolsey. Suas obras nos deixam a versão de um Rio de Janeiro visto e pensado pelo olhar do outro.

De 16 de Maio a 19 de setembro

Museu da Chácara do Céu Rua Murtinho Nobre, 93 - Santa Teresa
Rio de Janeiro - RJ

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Exposição Extremos


Fotografias na Coleção da Maison Européene de La Photographie – Paris

A coleção traz imagens de importantes fotógrafos brasileiros e internacionais. Com a curadoria de Milton Guran, coordenador do FotoRio, e de Jean-Luc Monterosso, diretor da MEP, e com a colaboração de Sergio Burgi, coordenador de fotografia do IMS, o evento reúne 115 imagens expressando os extremos da história e da sociedade, seja o belo o transcedente, entre outros temas.
Vale lembrar que as fotos mostram uma época de transformações radicais na cultura e na comunicação, o que alterou o modo de ver o mundo de hoje, e consequentemente, o ponto de vista da fotografia.
Entre os fotógrafos que compõe a mostra, estão Alberto Ferreira, Andres Serrano, Ansel Adams, Bernard-Pierre Wolff, Bettina Rheims, Bill Brandt, Bruce Davidson, Claude Alexandre, Claudia Andujar, Claudia Jaguaribe, Christine Spengler, David Nebreda, Diane Arbus, Don McCullin, Duane Michals, Edward Weston, Elliott Erwitt, Emmet Gowin, entre outros.

De 12 de Junho a 28 de Agosto


Instituto Moreira Sales (IMS)

R. Marquês de São Vicente, 476
Rio de Janeiro - RJ

Maureen Bisilliat: Fotografias

Foto: Maureen Bisilliat

A mostra conta com uma seleção de mais de 250 imagens editadas pela própria fotógrafa com a colaboração dos curadores do IMS.
A exposição é composta por alguns dos ensaios fotográficos mais conhecidos de Maureen Bisilliat, como as equivalências fotográficas sobre os universos literários de Guimarães Rosa, Jorge Amado, João Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna e Euclides da Cunha. Também fazem parte da mostra fotografias do ensaio Pele Preta, composto por imagens feitas quando Maureen, ainda estudante, frequentava ateliês de modelo vivo.
Além das referências literárias, a mostra sintetiza situações vividas ao longo de mais de 50 anos de carreira de Maureen, seja nas viagens ao Japão, África e Bolívia, seja durante os anos de glória no fotojornalismo, com os ensaios Caranguejeiras, Mangueira, e China.

De 27 de Maio a 31 de Julho

Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999
Curitiba - PR

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Oneness

Foto: Mariko Mori - Oneness
 
A exposição é da artista japonesa, Mariko Mori, uma das mais conceituadas artistas contemporâneas do mundo. Em sua obra, divididas em instalações, esculturas, vídeos, fotografias e desenhos, Mariko mescla elementos da tradição japonesa, moda, design, cultura pop e alta tecnologia. Suas peças são interativas e o destaque vai para a Oneness, que leva o nome da mostra.
A artista acredita que a arte pode dividir com a tecnologia eletrônica, espiritualidade e fotografia de moda, a capacidade de dar forma aos sonhos, fantasias e desejos da humanidade.

De 10 de Maio a 10 de Julho

CCBB
Rua Primeiro de Março, 66
Rio de Janeiro - RJ